Pente-fino INSS nos auxílios-doença e aposentadorias por invalidez: como lidar?

pente-fino INSS

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]

Nos últimos meses está acontecendo o pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS referentes a auxílios-doença e aposentadorias por invalidez.

A proposta do Governo é reduzir gastos realizando a revisão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença concedidos via administrativa ou judicial há mais de 2 anos. A revisão permite uma avaliação sobre o estado de saúde do beneficiário, cortando benefícios pagos a contribuintes que já estejam aptos a trabalhar.

Se você está ou conhece alguém que esteja recebendo auxílio-doença ou que se encontra aposentado por invalidez é importante lembra-lo que, depois de notificado, o beneficiário tem até cinco dias úteis para agendar a perícia pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Caso a perícia não seja agendada, o benefício será suspenso até a situação ser regularizada.

A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para marcar a perícia. Caso não procure o INSS até este prazo, o benefício será cancelado.

Uma dica importante para aqueles que ainda não receberam a carta é preparar os documentos e ficar atento aos prazos.

Agende uma consulta com o seu médico e refaça os exames referentes a doença que lhe incapacitou. O ideal é ter em mãos exames recentes sobre o estado atual da sua doença.

Se surgir alguma dúvida, consulte um especialista na área previdenciária para auxiliá-lo durante o processo.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

claudini

claudini

3 respostas

  1. A lei é de 07/2017..e convocariam que estava ha mais de dois anos ..ou seja 07/2015…e quem se afastou exemplo 10/2015…hj ja estaria na lista pra convocacao?…2016/2018…e assim por diante?

    1. Olá Fábio, tudo bem?

      De acordo com a Lei 13.457 de 26/06/2017 (que alterou a lei de benefícios da previdência social) o segurado em gozo de auxilio doença ou aposentado por invalidez “poderá ser convocado a qualquer momento para avaliação das condições que ensejaram o afastamento ou a aposentadoria concedida judicial ou administrativamente”, ou seja, não existe uma previsão exata do tempo de manutenção do benefício para que haja a convocação.

      Por outro lado, o Decreto 3.048/99 (Regulamento da Previdência Social), no parágrafo único do artigo 46 determina que o aposentado por invalidez seja submetido bienalmente a uma avaliação das condições de saúde.

      Desta forma, a contagem dos dois anos, se for o caso, será considerada a partir da data de concessão do benefício, e não da publicação da norma.

      Ficamos a disposição! Abraço

  2. Bom dia!
    Tenho 38 anos e sou aposentado por invalidez.
    Minha profissão sempre foi a de comissário de bordo. Profissão essa que afetou minha psiquê e desenvolvi depressão persistente.
    Caso eu seja convocado para perícia, o perito verificará se posso voltar a ser comissário de bordo (o que é impossível) ou verificará se posso fazer qualquer tipo de labor? Afinal,se você trabalha com informática por exemplo, você pode trabalhar até deitado na cama.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quem Somos

Somos um escritório de consultoria previdenciária especializado em Benefícios e Cálculos Previdenciários.

Artigos Recentes

Fale Conosco...